Antes e durante a primeira entrevista de emprego, é comum que o jovem profissional fique nervoso e ansioso. No entanto, estas sensações são normais e podem ser controladas, de acordo com Maurício Sampaio, educador e especialista em orientação vocacional.
"A pressão é normal, vai além do momento da entrevista. Muitos jovens se sentem pressionados pelos amigos que já estão empregados, pelos pais e pela necessidade de conseguirem uma vaga o mais rápido possível", afirma Maurício Sampaio.
De acordo com o educador, a aflição do momento pode ser dominada com uma preparação adequada. "Estudar bem a empresa, analisar os projetos, produtos e serviços dela é fundamental. E já imaginar como, com seu talento, você poderá ajudá-la. Essa é uma pergunta bastante comum", explica o especialista.
Visualizar antecipadamente a entrevista também auxilia. "Por alguns momentos, feche seus olhos e veja a imagem da entrevista, aquilo que seria o ideal, com você calmo, falando com firmeza, interagindo. Essa estratégia é poderosa e ajuda a acostumar seu cérebro para o que está por vir", ensina Maurício Sampaio.
Confira outras 5 dicas do especialista:
1) Antes da entrevista, pare e pense por alguns instantes no que você quer para sua vida. Na hora, mostre-se firme no que você deseja. Para as empresas, não existe nada mais positivo que contratar uma pessoa que sabe o que quer.
2) Chegue ao local da entrevista com, no mínimo, 20 minutos de antecedência. Isso ajuda a acalmar.
3) Leve seu CV impresso e em bom estado. Não esqueça de inserir nele suas competências, habilidades e seu talento, aquilo que você faz melhor.
4) Muito cuidado com a roupa! Se for fazer uma entrevista em uma agência de publicidade, usar terno não tem nada a ver, mas se for numa multinacional, tradicional, no mínimo terno sem gravata.
5) Cuidado com seus gestos. Muitos movimentos demonstram nervosismo.